Em 18 de março de 1940 nascia o Extrema Futebol Clube, time sul-mineiro que carrega o nome de sua cidade. De lá pra cá são 80 anos de história, que inclui uma breve passagem pelas competições profissionais do estado.
A história do clube que carrega as cores preta e branca passa a maior parte pelo futebol amador. Nesse ponto, teve seu grande momento nos anos 60, com uma equipe consideradas das mais fortes da região. Em 1994 passou a funcionar também como clube social, mesma época em que chegou a ter uma parceria com o Cruzeiro, com uma franquia do clube da capital na cidade.
Só em 2004 aconteceu a decisão pelo profissionalismo e ingressou na Segunda Divisão do Mineiro no ano seguinte, conquistando o acesso ao Módulo II com uma terceira colocação. Em 2006 foi eliminado na primeira fase do Módulo II, terminando na quarta colocação do grupo B. Já em terminou na última colocação, com apenas duas vitórias.
E foi exatamente em 2007 que chegou ao fim sua passagem pelo profissionalismo. A última partida aconteceu no dia 20/05, com derrota por 2 a 1 para a URT.