Há 75 anos nascia o Rio Branco Futebol Clube. Em 13 de junho de 1948, um grupo de jovens que deixaram de integrar outro time de Andradas fundou um dos mais representativos clubes de futebol do Sul de Minas.
A fundação ocorreu pela vontade dos jovens Sinésio Teodoro, Venício Almeida, Pedro Delavia, Sebastião Teodoro Rosa e Luiz de Almeida Lino. Motivados pela insatisfação por apenas treinarem e não participarem dos jogos do Esporte Clube Andradense, deram início à história do Rio Branco Futebol Clube.
O primeiro jogo foi realizado em 13 de junho de 1948 no campo de futebol da Vila Caldas, onde hoje se encontra o Estádio Municipal JK. Com arbitragem de Antônio Dechichi, a partida terminou com vitória do Rio Branco por 4 a 2 sobre a equipe do distrito rural de Gramínea. A equipe treinada por Pedro Delavia entrou em campo com Modesto, Walter Bacalhau, Venício, Sinésio Cabeção, Fio Tolosso, Antônio Buzato, Armandinho Canela Roxa, Bolinha, Ari, Luiz Lino e Caetano Staut.
A profissionalização do time ocorreu apenas no ano de 1986, quando disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O primeiro jogo como time profissional foi diante do Minas EC, de Boa Esperança, com vitória por 1 a 0. Com o vice-campeonato, conquistou o acesso à elite do futebol estadual. Como profissional, o Rio Branco conquistou dois títulos do interior, em 1990 e 1992, e disputou Brasileiro da Série C nos anos de 1989, 1990, 1992, 1998 e 2003, e da Série B em 1991.
Chegado o ano de 2009, o time teve mais uma boa campanha no estadual, chegando às semifinais, quando foi eliminado pelo Atlético. Fora de campo, por outro lado, o clube enfrentou problemas políticos fizeram com o que clube interrompesse sua história e nunca mais entrasse em campo novamente.
Foto: RBFC