Bola Sul-Mineira
Facebook Twitter Whatsapp

Clube de Santa Rita do Sapucaí é um revelador de talentos, incluindo campeão do mundo

Santarritense Futebol Clube! Com esse nome nasceu o time azul e amarelo de Santa Rita do Sapucaí. Fundado no dia 02 de junho de 1996, o clube sul-mineiro completa hoje 24 anos de existência, com um DNA de revelador de talentos, como o campeão mundial de 2002 com a seleção brasileira, Roque Júnior.

Nascido em uma cidade com 43 mil habitantes, o Santarritense tem, talvez, como grande fato de sua história a revelação de Roque Júnior, ex-zagueiro com passagens por grandes esquipes do futebol mundial e também pela seleção brasileira, com a qual venceu a Copa do Mundo de 2002. Além dele, outra revelação que ganhou o futebol internacional é Kenedy, ex-Fluminense e Chelsea, hoje no Getafe. Duas revelações que também têm na mesma cidade seus nascimentos.

Mas no futebol, a estreia do clube entre os profissionais veio em 2003 com a disputa da Segunda Divisão do Mineiro. O clube foi eliminado na primeira fase da competição, com 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas. Fora do estadual apenas em 2009, 2010, 2014 e 2015, o clube teve sua melhor campanha em 2004, quando chegou perto do acesso ao Módulo II, terminando a segunda fase do campeonato apenas 1 ponto atrás do Patrocinense, que ficou com a vaga.

Em 2019, um inovação. Apoiado pelo município de São Sebastião da Bela Vistam mudou-se de cidade para atuar no reformado Estádio Municipal José Barbosa Nadalini. De casa nova, e com o nome de Santarritense Bela Vista Futebol Clube, o time ficou com a 3ª colocação no Grupo A na primeira fase da Segundona, atrás de Pouso Alegre e Atlético Três Corações, sendo eliminado ainda na primeira fase.

Mas o grande destaque do clube tem sido o futebol de base. Em 2019 o Santarritense disputou a 2ª Divisão do Mineiro nas categorias Sub-17 e Sub-15 e foi vice entre os mais novos e 5º no Sub-17. Em 2020, está confirmado nas disputas das mesmas categorias e também do Sub-20, mas aguarda uma definição da Federação Mineira de Futebol para saber quando e se entrará em campo por essas competições, já que o futebol em Minas Gerais segue paralisado e sem previsão de retorno.