Há 86 anos nascia na cidade de Itajubá, a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, os simplesmente Yuracan. Clube que chegou a ter o pai do rei do futebol em suas fileiras disputou sua última competição profissional em 2005.
Fundação
A equipe foi fundada em 03 de maio de 1934 por um grupo de estudantes do Instituto Eletrotécnico e comerciários de Itajubá. Grupos chamados "Os Boêmios" ou "Escopeta" se reuniam para jogar contra equipes de Itajubá e região e deram origem ao clube, que recebeu o nome de Yuracan após uma excursão do argentino Club Atlético Huracán em território brasileiro, ganhando várias partidas.
Além da referência ao clube da Argentina, Yuracan significa, em tupi-guarani, "fogo que desce a montanha, furacão ou vendaval".
O Futebol
Mesmo com muita história no futebol mineiro, o Yuracan, também chamado pelos torcedores de Diabo Branco e Ganchão (por conta da leta "Y" estampada na camisa) nunca chegou a disputar a primeira divisão do Mineiro.
Em sua história, um nome em especial chama a atenção: Dondinho. Pai de Pelé, ele vestiu a camisa da equipe de Itajubá nos anos 30. Em 1939 fez cinco gols de cabeça na vitória por 6 a 2 no clássico contra o Smart, um feito não alcançado nem mesmo pelo filho, o Rei do Futebol.
Dondinho, pai de Pelé, com camisa do Ganchão (Foto: Yuracan)
Outro nome que fez história no futebol e também jogou pelo Ganchão é Diego Costa, atacante brasileiro que defende a seleção espanhola. Em 2004, quando defendia o Barcelona Esportivo Capela, o jogador foi emprestado por oito meses ao Yuracan, pelo qual disputou amistosos e um torneio Sub-17 no Rio de Janeiro.
A despedida do clube dos gramados profissionais aconteceu em 2005, quando disputou a a Taça Minas Gerais. A jogo derradeiro pela competição foi diante do Atlético Três Corações, com derrota por 3 a 1.
Apesar de não atuar profissionalmente, o clube segue em atividade e em 2020 chegou a disputar um amistoso com o Sub-20 do Atlético TC, no Estádio Coronel Belo Lisboa, que sempre foi sua casa.