Bola Sul-Mineira
Facebook Twitter Whatsapp

Clubes aguardam definição do Governo de MG e da FMF para retomarem atividades

A última vez que os torcedores sul-mineiros viram as equipes de suas cidades entrarem em campo está completando 2 meses. Desde a suspensão das competições por conta do coronavírus pela Federação Mineira de Futebol (FMF) no último dia 17 de março, Boa Esporte, Caldense e Pouso Alegre FC estão com atividades paradas.

Pouso Alegre FC
O último jogo do Pousão aconteceu no dia 14 de março contra o CAP Uberlândia. O Dragão do Mandu venceu, em casa, pelo placar de 1 a 0, com gol de André Tavares, em partida que já aconteceu sem a presença do torcedor.

Líder isolado do Módulo II, o Pouso Alegre tem 16 pontos, 5 a mais que o segundo colocado, o Nacional de Muriaé. Desde a pausa nas competições, o clube tem realizado ações extra campo para manter a arrecadação, como campanhas para atrair sócio-torcedores e o lançamento de uma linha de máscaras personalizadas com as cores do time.

O time agora espera pela sequência do campeonato para enfrentar o Mamoré pela 7ª rodada.

Caldense
Outro time do Sul de Minas a entrar em campo pela última vez no dia 14 de março foi a Caldense, quando encarou o Tombense, fora de casa, e perdeu de virada por 2 a 1, em jogo também sem torcida.

Atual 4ª colocada no Módulo I, a Veterana estaria classificada para a fase seminal da competição. No período de pausa nas disputas, o clube anunciou que os contratos de todos os atletas do elenco não foram renovados, após se encerrarem no dia 26 abril, data em que terminaria o Campeonato Mineiro.

A equipe poços-caldense também aguarda uma definição para saber quando enfrenta o Tupynambás em jogo válido pela 10ª rodada.

Boa Esporte
O último time da região a fazer um jogo oficial foi o Boa. A equipe boveta encarou o Uberlândia no dia 15 de março, em Varginha, e ficou no empate em 2 a 2, com o Estádio Melão vazio.

Em 9º lugar, o time de Varginha corre ainda risco de rebaixamento, mas tem também a chance de se classificar para a disputa do Troféu Inconfidência (que reúne do 5º ao 8º colocado). Nessa pausa no estadual o Boa é o clube mais ativo. Até aqui, foram dispensados 7 atletas e contratados 6 novos jogadores, além de um novo auxiliar técnico.

Assim que retornarem as disputas, o Boa terá pela frente o Patrocinense pela 10ª rodada do Módulo I no Mineiro.

Como está a situação
Federação Mineira e Governo de Minas não têm uma data para que competições esportivas sejam liberadas no estado. No início do mês, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, afirmou que "Ninguém cogita a volta do futebol este mês em Minas Gerais” e destacou ainda que em uma perspectiva muito otimista os jogos retornariam apenas no final de junho. Entretanto, Adriano Aro garantiu que as competições serão encerradas dentro de campo. “Não me parece razoável encerrar um campeonato onde alguns clubes já têm suas posições definidas para alcançar vagas na Copa do Brasil ou mesmo para fins de rebaixamento", disse.