A Federação Mineira de Futebol decidiu em reunião com os clubes os detalhes para a disputa do Módulo I do estadual. A principal novidade é quanto à capacidade dos estádios para a fase final, que não será mais de mínimo de 10 mil torcedores. Com isso, estádios dos três clubes da região poderiam ser utilizados na etapa decisiva do Mineiro.
Em reunião virtual, Caldense, Tombense, Uberlândia, Patrocinense, URT, Pouso Alegre e Athletic votaram a favor do fim da exigência do público mínimo, enquanto Cruzeiro, Atlético, América, Uberlândia e Boa foram contrários.
Com a decisão, estádios com capacidade inferior a 10 mil pessoas poderão ser utilizados, caso do Ronaldão, em Poços de Caldas, (com capacidade de 7,6 mil) e Manduzão, Pouso Alegre, (com capacidade para 9,9 mil). Já o Melão, em Varginha, já se enquadrava na regra anterior para as partidas decisivas.
Entretanto, para que esses estádios recebam os jogos das fases semifinal e final do Mineiro, todos precisarão ser homologados para uso da tecnologia do VAR, que será utilizada apenas nessas etapas decisivas.
Os clubes têm até o dia 12 de fevereiro para enviar todos os laudos de liberação dos estádios à FMF.
SAIBA MAIS SOBRE OS ESTÁDIOS SUL-MINEIROS USADOS EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Melão
O Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo, o Melão, foi inaugurado em 1988. Atualmente é a casa do Boa Esporte e tem capacidade para 20.000 torcedores. Por normas de segurança, o estádio de Varginha tem capacidade liberada para apenas 15.141 pessoas.
Ronaldão
O Estádio Municipal Doutor Ronaldo Junqueira, popular Ronaldão, foi inaugurado pela prefeitura de Poços de Caldas em 1979. Atualmente recebe jogos da Caldense e do Vulcão e, apesar de ter recorde de público de mais de 14 mil pessoas, tem capacidade liberada para 7.600 mil torcedores.
Manduzão
O Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, ou Manduzão, fica em Pouso Alegre e foi inaugurado em 1996. Após passar por reforma de arquibancadas e gramado em 2018, recebe jogos do Pouso Alegre FC. Construído para receber 26 mil pessoas, tem capacidade liberada para apenas 9.900 torcedores.
MAIS ESTÁDIOS EM ATIVIDADE
Na 2ª Divisão do Mineiro, mais dois estádios têm sido utilizados para partidas oficiais em Três Corações e São Sebastião da Bela Vista.
Elias Arbex
Inaugurado em 1969, o Estádio Municipal Elias Arbex está localizado na cidade de Três Corações. Atualmente recebe os jogos do Atlético Clube Três Corações e tem capacidade de público de 3.800 torcedores, segundo a Federação Minera de Futebol.
José Barbosa Nadalini
Estádio Municipal José Barbosa Nadalini, em São Sebastião da Bela Vista, foi praticamente refeito em 2019, quando foram construídos novos vestiários, gramado profissional, calçamento, paisagismo e instalação de placar eletrônico. O local é casa do Santarritense e tem capacidade para 2 mil pessoas.