O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, realizaram na quinta-feira, 30 de abril, uma reunião para tratar do retorno do futebol em MG. Entidades concordaram em desenvolver um protocolo médico por conta da pandemia de coronavírus para volta das atividades e, por enquanto, futebol segue paralisado no estado.
O encontro definiu que Governo e FMF vão desenvolver um protocolo médico traçando medidas a serem adotadas por jogadores, dirigentes, comissão técnica e funcionários dos clubes para que possa ocorrer o retorno dos treinamentos e competições.
Com as competições paralisadas desde o dia 17 de março no estado, a expectativa do presidente da Federação é de que o restante dos Mineiros dos Módulos I e II sejam disputados ainda este ano. Apesar disso, Adriano Aro acrescente que o retorno do futebol depende ainda de uma posição dos órgãos de saúde federal, estadual e municipal.
"A FMF pretende, em conjunto com o Estado, dialogar com todos os prefeitos e demais interessados, para que possamos ter o futebol em Minas o mais rápido possível. O importante neste momento é fazer tudo com cautela, planejamento e segurança, garantindo a prática sadia do futebol em todo o nosso estado", disse Adriano Aro.
Apesar do avanço nas conversas para o retorno do estadual, por enquanto, não há uma data certa para que isso ocorra em Minas Gerais. Entretanto, a CBF sinalizou com a possibilidade de ter o dia 17 de maio como com uma possível data para a retomada do futebol no país.