Bola Sul-Mineira
Facebook Twitter Whatsapp

Federação trabalhava com possibilidade de retorno do estadual dia 26 de julho

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou nessa segunda-feira, 29, um retorno do Campeonato Mineiro em um futuro próximo. Federação Mineira de Futebol trabalhava com possibilidade de retorno do estadual dia 26 de julho.

Em comunicado oficial, a SES-MG vetou a retomada do futebol. Isso ocorreu após o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) analisar um protocolo apresentado pela Federação na última semana, que foi rejeitado, já que o COES afirma que “nenhum protocolo seria adequado ao momento” em decorrência do crescimentos dos casos de coronavírus no estado nos últimos dias.

"O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento. Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro, mas nenhum protocolo seria adequado ao momento.", publicou a SES-MG.

No último dia 17, a FMF havia apresentado um plano de retomada do Campeonato Mineiro do Módulo I com partidas sem público, em sede única, e seguindo recomendações de segurança.

Com a recusa do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais, o Módulo I, que foi paralisado restando duas rodadas para encerrar a primeira fase, segue sem uma data prevista de retorno.

Nesse período de pausa do futebol, as equipes da região que disputam o Módulo I têm vivido realidades distintas. O Boa Esporte já contratou 10 jogadores e um novo auxiliar técnico. Já a Caldense dispensou todo o elenco após o fim dos contratos no fim de abril.