As equipes do Sul de Minas aguardam definições das entidades que comandam o futebol para retornar aos treinamentos e competições. E a espera pode ter uma data para acabar: o mês de junho. Isso porque, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, projetou esse mês para a retomada do futebol no estado.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Adriano Aro afirmou que os estaduais dos Módulos I e II poderiam voltar em junho. Para isso, seria feito um planejamento conjunto entre FMF, clubes e governo de Minas para não expor os jogadores ao risco de contaminação pelo coronavírus. Uma das principais medidas já anunciadas é a volta das partidas sem público nos estádios.
Apesar da previsão feita, Adriano Aro disse que ainda não há uma data confirmada para o retorno dos jogos, mas previu ainda a volta dos jogadores das férias no começo de maio para os trabalhos de recondicionamento físico depois da paralisação forçada. Por outro lado, a CBF sugeriu às federações o dia 17 de maio como data para retorno da disputa dos campeonatos estaduais de 2020.
“Tivemos dois campeonatos profissionais abruptamente interrompidos e o planejamento da FMF é concluir as competições. Não sabemos como e quando poderemos concluir, mas a federação vem trabalhando para propor ao estado o plano de ação, com os treinos no mês de maio e a volta das competições em junho. Claro que serão partidas oficiais com portões fechados, para evitarmos aglomeração entre torcedores, sempre observando a questão da segurança e da saúde”, afirmou o dirigente.
Situação das equipes da região:
Atlético Três Corações
O time tricordiano aguarda a definição do início das competições de base – que estavam previstas para abril - e estará na disputa das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Galo sul-mineiro também deve estar na 2ª Divisão dos profissionais, marcada para o segundo semestre.
Boa Esporte
Em 9º lugar no Módulo I do Mineiro, o Boa terá pela frente o Patrocinense na retomada do estadual. Pelo Brasileiro, o time de Varginha terá o Volta Redonda pela frente, também em data a ser definida. Clube tem anunciado dispensas e reforços durante a pausa no futebol.
Caldense
Quarta colocada no Módulo I, a Veterana espera para enfrentar o Tupynambás pela 10ª rodada. Time também aguarda definição de data para estrear na Série D do Brasileiro. Nessa pausa nas atividades, clube optou por não renovar os contratos de todo o elenco.
Poços de Caldas FC
O Vulcão vive a expectativa de retomar o futebol profissional ainda em 2020. Com reformulação fora de campo, clube trabalha para sanear as dívidas de gestões anteriores e espera a definição do calendário para buscar apoiadores.
Pouso Alegre FC
Líder isolado do Módulo II, o Pousão espera pela sequência do campeonato, em que enfrentaria o Mamoré na sequência das disputas. Clube também aguarda definição do início dos campeonatos de base e estará na disputa das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
Santarritense
O Santarritense aguarda também a definição do início das competições de base e estará na disputa das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Clube também deve disputar a Segunda Divisão dos profissionais, prevista para o segundo semestre.