Nesta quinta-feira, 18 de abril, o último jogo do Rio Branco de Andradas completa 15 anos. O Azulão se despediu do futebol com uma derrota para Atlético na semifinal do Campeonato Mineiro.
Em 2009, o Rio Branco terminou a primeira fase do estadual em 4º lugar, com 17 pontos em 11 jogos (5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas). Nas quartas de final, passou pelo América com um empate em 0x0 e uma vitória por 3 a 0.
Na semifinal da competição encarou o gigante Atlético e teve duas derrotas. No primeiro jogo, no Mineirão com mando do Rio Branco – um público de 27.902 pessoas presenciou a vitória do Galo por 2 a 0, com gols de Diego Tardelli e Éder Luís.
O jogo da volta foi também o da despedida. Mais uma vez no Mineirão, diante 30.027 o Atlético venceu por 1 a 0. Aos 39 minutos, Diego Tardelli recebeu lançamento da esquerda, a zaga do Rio Branco não conseguiu cortar e o atacante entrou livre na área para bater de perna esquerda e ver a bola tocar no travessão antes de ir pra rede.
Veja as escalações desta partida:
ATLÉTICO-MG: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Renan, Rafael Miranda (Júnior Carioca), Carlos Alberto e Chiquinho (Kléber); Éder Luís e Diego Tardelli (Tchô). Técnico: Emerson Leão
RIO BRANCO: Glaysson; André Alves, Anderson Carvalho (Felipe) e Thiago Costa; Rômulo, Fábio Gomes, Dudu Araxá (Vieira), Márcio Guerreiro (Rodrigo Costa) e Márcio Loyola; Márcio Diogo e Anderson Antunes. Técnico: Paulo César Catanoce
A derrota colocou fim à temporada do Rio Branco e, consequentemente, o fim das atividades do futebol profissional. Problemas políticos envolvendo até a utilização do estádio JK, pertencente à Prefeitura, levaram a direção encerrar as atividades do clube.
Foto: Centro Atleticano de Memória