Longe do futebol profissional desde 2005, o Yuracan, de Itajubá, trabalha em uma reestruturação para retornar às competições. Direção do clube afirma que realiza uma uma modernização e já tem desenvolvido ações com jovens atletas.
De acordo com o Presidente do clube, Amauri Graciani, um grupo de pessoas tem participado da modernização da gestão: "Nós estamos realmente nos estruturando. Buscando a estrutura, essa revitalização. Não só a parte física, mas também a parte administrativa".
Como parte das mudanças, o clube tem realizado um trabalho com jovens, que inclui uma escolinha de futebol e a realização de amistosos, como o que ocorreu há uma semana com a equipe Sub-17, que enfrentou o Pouso Alegre Futebol Clube, que terminou em 5 a 0 para o time pouso-alegrense.
Equipe Sub-17 do Yuracan, que está em atividade
Com otimismo, mas também com cautela, Amauri Graciani prevê em um futuro próximo a volta do "Ganchão" ao futebol profissional. "Enquanto isso não acontecer [a reestruturação], essa definição toda, não tem como disputar. Precisamos de muito capital, muito dinheiro pra participar de uma competição hoje, seja na categoria de base, seja no profissional. Mas logo logo nós estaremos voltando à disputa. Sempre foi o desejo nosso", destaca.
Os trabalhos da diretoria passam também por melhorias na estrutura física do estádio e alojamento. Um planejamento passo a passo para que o retorno ao futebol possa ser duradouro. "Eu tenho certeza de que os torcedores vão gostar daquilo que está sendo feito. Eles vão entender", pontuou o presidente.
Um pouco de história
Fundado em 03 de maio de 1934, a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube nunca chegou a disputar a primeira divisão do Mineiro. Apesar disso, o Ganchão (por conta da leta "Y" estampada na camisa) já teve nomes de peso usando sua camisa, como Dondinho - Pai de Pelé - nos anos 30 e o atacante Diego Costa, em 2004, ainda como jogador Sub-17.
A despedida do clube dos gramados profissionais aconteceu em 2005, quando disputou a a Taça Minas Gerais. O jogo derradeiro pela competição foi diante do Atlético Três Corações, com derrota por 3 a 1.